Porto Alegre inaugura a primeira praça sustentável da cidade
A Capital gaúcha conta com a primeira “praça sustentável” da cidade. A iniciativa busca contribuir para a proteção do meio ambiente, mas também aumentar a qualidade de vida dos moradores. A concretização do projeto que ocorreu na praça Doutor Maurício Cardoso, no bairro Moinhos de Vento, foi inaugurada no dia 21 de agosto pelo prefeito […]
A Capital gaúcha conta com a primeira “praça sustentável” da cidade. A iniciativa busca contribuir para a proteção do meio ambiente, mas também aumentar a qualidade de vida dos moradores. A concretização do projeto que ocorreu na praça Doutor Maurício Cardoso, no bairro Moinhos de Vento, foi inaugurada no dia 21 de agosto pelo prefeito Sebastião Melo.
No local, foram instalados dois coletores de lixo, contêiner para resíduos, bituqueiras para cigarros e sinalização educativa. A supervisão do projeto está a cargo de uma empresa privada especializada em programas de gestão de resíduos, que vai ser responsável por administrar integralmente os resíduos gerados na praça. A expectativa é de incentivar a criação de espaços públicos sustentáveis em Porto Alegre, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos frequentadores também de quem mora na cidade.
O Instituto Unimed Porto Alegre fez a doação de serviços e equipamentos, além de desenvolver o projeto de sustentabilidade. No espaço, os dois coletores contam com jardim auto irrigável no topo e, além de receber os resíduos recicláveis e rejeitos, têm um código QR, que permite o acesso a detalhes do projeto. O contêiner de 1 mil litros que mantém a estação de resíduos permite o armazenamento correto antes de serem coletados e serem destinados a depósitos adequados.
A ação proporcionará renda a trabalhadores de cooperativas de reciclagem, estimulando o desenvolvimento econômico e social. “É um grande orgulho fazer essa entrega aos moradores do bairro Moinhos de Vento. Essa ação está alinhada com a nossa política institucional de responsabilidade social e sustentabilidade. Pretendemos dar continuidade a essas ações em outras praças, gerando trabalho e renda, preservando o meio ambiente e mitigando seus impactos adversos, contribuindo, dessa forma, para o bem-estar da sociedade”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Marcio Pizzato.