Escola da rede estadual do Pará desenvolve projeto sustentável que reutiliza papel descartado
A Escola Estadual Ruth dos Santos Almeida, em Belém, desenvolveu o projeto “Fazendo o Meu Papel”, que busca promover a consciência ambiental entre os alunos e a comunidade escolar. No projeto, alunos reutilizam papéis usados em provas, apostilas e comunicados para produção de obras artísticas, com o objetivo de mostrar de que forma o material […]

A Escola Estadual Ruth dos Santos Almeida, em Belém, desenvolveu o projeto “Fazendo o Meu Papel”, que busca promover a consciência ambiental entre os alunos e a comunidade escolar. No projeto, alunos reutilizam papéis usados em provas, apostilas e comunicados para produção de obras artísticas, com o objetivo de mostrar de que forma o material pode ser reaproveitado, ao invés de ser descartado no lixo, contribuindo para a manutenção do meio ambiente.
A professora Ducilei Brás destacou a importância de projetos como este para a comunidade escolar, onde o excesso de papel que iria ser descartado de forma inadequada é reaproveitado em forma de arte, estimulando os alunos a se conscientizarem sobre a importância da sustentabilidade.
“Isso foi muito bom, porque a gente conseguiu recriar, a partir do que ia ser descartado, e chamou muita atenção, trabalhou a imaginação, a criatividade e, isso foi muito além da escola, porque as próprias famílias seguiram envolvidas e nos apoiaram”, disse a professora.
De acordo com a professora Ducilei, o próximo passo é dar continuidade ao projeto, desenvolvendo novas técnicas para trabalhar com obras em alto relevo, para pessoas com deficiência visual ou pessoas cegas. “E é isso que a gente quer: disseminar essa ideia, poder incluir também pessoas com deficiência visual e mostrar a importância da preservação ambiental, mostrar como é importante o trabalho que envolve a sustentabilidade, reaproveitando, reutilizando e reciclando”, completou a professora.
O “Fazendo o meu papel” é um dos projetos que compõem a área de projetos permanentes do Ensino Médio Integral da escola e será desenvolvido nos horários previstos no cronograma escolar, por meio de aulas teóricas e oficinas diversificadas com abordagem de diferentes técnicas artísticas como plataforma para arte como: a colagem, a modelagem, recortes, escultura, o desenho, a pintura, o quilling e a dobradura, nos espaços de sala de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências e área comum da escola.
Após o encerramento de cada oficina haverá uma exposição das atividades desenvolvidas pelos alunos.